Tuesday, July 31, 2007

Reflexoes em Alto Mar: the dark side of crew's life

Saint Tropez, Franca


E ai galera blz? Espero q sim…


Bem, apesar do sono, vou abrir mão da dormidinha para escrever um pouco, até para dar uma refletida. Pincipalmente por estar na reta final do segundo contrato, falta pouco mais de um mês para o fim.

Os dois últimos meses tem sido bem legais no quesito festas, festinhas e festões. A galera até precisou dar uma contralada, para conseguir descansar o mínimo para aguantar o trampo. As fotos não mostram nem metade do que a galera tem se divertido. Assim como no contrato passado, o grupo de brasileros esta mais unido e entrosado. A essa altura da temporada, muitos voltaram pro Brasil e o tempo junto é grande.

com a Carol no Vaticano: de nooovo!


O estress a bordo tem sido maior. Eu mesmo ja tive vontade de jogar tudo pro alto e ir embora, mas algo mais forte parece me segurar e me contolar. A jornada de 14 horas em média, diarias, começa a pesar no corpo e na mente. No restaurante onde EU trabalho esse ano a cobrança é maior, tanto da chefia quanto dos passageiros. principalmente agora na alta temporada européia que os cruzeiros estão todos com lotação maxima.



Capri, Italia: adoreiiiiiiiiiiiii

Eu entendo que os passageiros estão aquí para descansar e aproveitar, afinal eles pagaram por isso. Mas, o ânimo jã não é o mesmo. Imagina você ter de sorrir e tagarelar após tomar uma grande bronca, que muitas vezes vem da maneira mais rude possivel. Adicione a isso o tempo a bordo, os atritos das diferenças culturais, poucas horas de sono quebrado e toda a disciplina que temos de seguir.

Claro que é uma delícia poder sair em lugares maravillosos da Europa com algum dinheiro no bolso. Mesmo com a absurda desvalorização do dólar. Cada vez que temos de trocar por euro é uma decepção

Agora na reta final a galera comemora cada dia que termina, afinal é um a menos pro final. Eu comemoro o fim de cada dril e general cleaning. Parece filme de presidiário. “Só faltam seis!!!”.


Saint Tropez, Franca: tré chic


Vale citar também a sensação de desânimo que temos quando paramos em frente ao navio depois de uma tarde na Europa. Realmente é como no filme Matrix. Principalmente para nós que trabalhamos no restaurante que temos pela frente o jantar, o horário mais busy(ocupado) de trabalho. Muitas vezes no fim do dia parece que saímos de uma luta de boxe. A galera toda suada, com cara de cansaço e com dor nas costas,nas pernas e principalmente nos pés.


Eu, Ju e Carol no Aquapark em Civitavecchia, Italia



Com todos esses ingredientes alguns conflitos são inevitaveis. Principalmente pq são acentuados pela necessidade de conviver com as diferenças culturais. No restaurante geralmente a galera “só” bate boca. Eu mesmo ja fiz isso algunas vezes. Mas, ano passado por umas duas vezes alguns cozinheiros chegaram a brigar de faca e um oficial “socou” outro.

Mas, assim como na ONU o melhor é a diplomacia, não só por uma questão de respeito, mas pelo lado político. Afinal as vezes, você briga com alguém que namora, é amigo ou da mesma nacionalidade de algum superior. E por aquí tudo que é dito, com certeza é usado e revidado contra você. Ou seja engolir sapo as vezes faz parte se você pretende sobreviver por aquí.

Abraham preparando caipirosca pra celebrar o fim de mais um contrato



Voltar ou não voltar? Eis a questão…

Essa é uma questão shakesperiana que me atormenta. Sei que quero voltar a trabalhar em navios, por mais algum tempo. Mas seria legal um outro navio com novas rotas, novas pessoas e até mesmo um outro departamento. Pelo que andei conversando com alguns filipinos e indianos que trabalharam no restaurante em outros navios, a possibildade de maiores ganhos é certa, assim como uma maior jornada de trabalho.

A duvida vem por que a pesar de tudo, já conheço várias pessoas e sei como as coisas funcionam. Além de algunas pequenas seguranças adquiridas pelo tempo de casa. Mas, acho que essa questão sera melhor respondida quando estiver de férias. Afinal a situação que se encontra na volta para casa determina o reembarque. Tanto para brasileros quanto para as pessoas dos outros países. Teve muita gente por aquí que batia no peito que não voltaria para trabalhar/ viver aquí, que era o inferno; e meses depois apareceu todo sem graça com a malinha e o passaporte na mão.

galera na despedida do Abraham

Esse ano a saudade esta apertando um pouco mais. Dá uma certa dorzinha ouvir minha sobrinha toda vez que ligo para casa. É tudo intenso mesmo nas férias sentia saudades das pessoas do navio e aquí sinto a falta da familia e amigos. Vai entender.

Preciso ir, lov u all,

Bjs para todos, especialmente para pai, mãe, Alê e Sam.

Tuesday, July 24, 2007

Aniversario da Nanda ( e despedida do Dan) --- Nanda's Birthday (and Dan's farewell) party!

Era uma vez no Island Escape uma crew que fazia aniversário e uma lontra que estava de despedida. Decidiram então fazer uma festa no crew bar. Primeiro passo: preparar a decoraçao na cabine, muito a vontade. 
Once upon a time in the Island Escape there was a crew celebrating her birthday and an "otter" who was about lo leave the ship. So they decided to make a party at the crew bar. First step: stay very comfortable in the cabin and prepare the decoration.


decoração pronta, vamos para o Evento...
decoration ready, let's go to the Event ...

festinha!!
"little party!!!"

Gente bonita q estava no Evento... 
Beautiful people was at the event ...

gente liiiiiiiiiiiinda mesmo!!! 
people reaaaaally beautiful !

hummm... casaisinhos!!!
hummmm... couples!

+

Galera do cantinho... e um aperitivo diferente
People in the corner ... and a different appetizer

teve gente pensativa...
there was thoughtful people....

pensativa mesmo...
really 
thoughtful...

Quando colocaram o cd da Ivete, rolou ate trenzinho...
When someone played the Ivete's cd, people danced "into a train"...

enquanto a aniversariante não parava de fazer bolinha de sabão...
while the "birthday girl" did not stop the bubble blower...

o povo do gueto mandou avisar que a festa continua rolando 
"ghetto people sent word that the party keeps rolling along..." (this is a Ivete Sangalo music chorus)


Pri saca seus flashs... 
Pri got some shots...

enquanto o Costa ajeita o ambiente 
while Costa arranges the place


+ Click! ...

A aniversariante nao deixa por menos: fotos com a Lala...
So did it the "birthday girl": photos with Lala ...

com a Lulu
and with Lulu

Finalmente chegou a hora do Parabéns pra vc... em português
Finally it was time for singing the Happy Birthday... in Portuguese

bolo na cara pra comemorar
cake in the face to celebrate
totoso... hummmmmmmm
yuuuuuuumy

sobrou pra mais gente
more cake in the face


Isso já era quase 2 da manha, hora do bar fechar. Entao a festa continuou em alguma cabine do fantastico Island Escape. Mas isso é uma outra história...
It was almost 2 am the crew bar closing time. So the party continued in some crew cabin onboard the fantastic Island Escape. But that's another story ....

Promovido por uma noite --- Promoted for a night

Por uma noite posso dizer que usei uniforme de Maitre D/ Headwaiter. Foi a festa da troca de uniformes. Nao faz muito sentido pra quem "é de fora", mas para nos tripulantes foi bem divertido.
Imagine o chefao do restaurante usando uniforme da galera que mais rala.

For one night I can say that used the Maitre D / Headwaiter uniform. It was the Uniform Swap Party. It is funnier for those onboard .Imagine the restaurant boss wearing the uniform of the people that most work on the dinning room.

essa foi a troca total: Maitre D e headwaiter de runners e garçons com a roupa deles  
this was a huge exchange: Maitre D and headwaiters wearing the buffet runners uniform and waiters on the bosses uniform

Priscila

Thabata


Maira, Nanda, Pri (antes de trocar o uniforme/ b4 swap her uniform



 Felipe

Ajaccio: as fotos que faltaram no ultimo post

mergulho no mar da Corsega... o mar é limpo mesmo


Sexy on the Beach


Mari: Brasil na Franca


Code Green na Franca


Luana: entrou de roupa mesmo... o mar estava realmente irresistível



Luana e eu em Ajaccio


Lais e eu em Ajaccio, e o Leo matando a fome ao fundo


Eu e Mari, fora d'água e sem careta pra respirar em Ajaccio

Tuesday, July 03, 2007

Ai Socorro, to atrasado.. nao deu tempo pra postar maios nada... BJS

Eu e Mari no mar de Ajaccio




Ronnie, sandro, Leo e Eu: Praia em Ajaccio na Corsega (Franca)





Carol, eu e JU: SEMPRE JUNTOS: atendendendo a mais um Code Green (Heineckein)



Lele, Nicole e eu na ultima Crew Party na piscina; atras o Esteffe



Pizza e vinho em Livorno, na Itália com meus ex-queridos assistentes: Ronnie e Caro







LADIES NIGHT


O que era pra ser um verdadeiro roteiro pra um filme de Almodovar, algo como a continuacao de Mulheres a Beira de Um Ataque de Nervos, se transformou numa das melhores festas dos ultimos tempo a bordo. Imagine um grupo de brasileiras a tormentadas por problemas sentimentais que resolvem se juntar no bar pra expantar as bruxas. Ah eu era o convidado especial, se bemn que o Rodrigo e o namorado da Pri acabaram ficando também.



Bem tudo comecou timidamente no Crew Bar, com musiquinhas basicas, pringles e smirnoff ice. Evoluiu para o Staff Bar no aniversario de uma bar waiter romena e fechou com classe numa cabine mega VIP, que é melhor nao citar. As Ladies arrasarammmmm. Ah, a ideia veio da Erika.








galera na Ladies Night




galera na Ladies Night, numa cabine mega VIP, nem te conto onde... quem conhece sabe onde é...






Island Restaurant


A vida no Restaurante segue com muitas bandejas, muitas labels e ate com certa diversao. O Maitre D esta mega sussa, ate agora, e o clima anda bem soft. Claro q os estresses nao cessaram apenas dimimuiram.




Eu, Nanda, carol e Leo no aquecimento pra "Parade"



"don" Dan contando as propinas angariadas



Eu e Carol na Dish Wash do Island Restaurant




o bendito corredor da dish wash do Island Restaurant



Leonardo (Filipinas) literalmente rebolando no Island Restaurant