Wednesday, March 29, 2006

please don´t say i´m sorry

BRAZILIANS ON ISLAND STAR


Oi povo, blz?!

Sábado à noite o Island Star estava para sair de Palma de Mallorca quando mandaram eu arrumar minhas coisas para voltar para o Island Escape, não entendi nada até agora. bem passei a noite no hotel, acreditem eu estava tão cansado que não sai, e nos dia seguinte voô Palma- Madrid-Lisboa... já paguei meu mico europeu: extraviaram minhas malas e fiquei 6 horas esperandono aeroporto, pois toda hora a cia dizia que as bagagens chegariam no próximo avião.

O Island Escape esta em dry doc (reforma) em Setubal, Portugal. o navio esta um verdadeiro caos: bagunça e sujeira pra todo lado. Nós tripulantes ajudamos em várias funções: limpar, pintar, contar, conferir, etc; diferente das nossas funções originais, mas bem sossegado, temos até mais tempo livre. O mais é que legal estou conhecendo lugares e pessoas do navio com quem nunca tive contato. Hoje por exemplo conheci o estoque e conversei bastante com um hondurenho e um colombiano; tem muita gente legal a bordo.

A saída do Island Star foi muito rápida não deu nem tempo de me despedir da galera. Na verdade eu queria ficar lá, pois o návio é mais novo e já estava enturmado, mas a chegada no Escape foi legal por causa da galera; tem muito brasileiro a bordo e a recepção foi muito calorosa.

Nem todo olhar é 43
Os hábitos c culturais são muitos distintos e logo que embarquei minha primeira surpresa: o povo daqui, principalmente do leste europeu, tem mania de piscar como cumprimento, assim como nós mostramos o dedão. Eu "me achando" e era apenas um cumprimento; sem falar que as pessoas me olham muito por causa da minha altura, imaginem eu do lado de um filipino (são quase todos baixos). Chama atenção também o fato de nós brasileiros não termos um estereótipo determinado, assim como indianos, filipinos, romenos. Parado é bem difícil identificar um brasileiro, mas é só ele começar a se movimentar que já está identificado.

deck 07
No Island Star os tripulasntes tinham uma área reservada na popa do navio (trás) com uma pequena piscina, era meu lugar predileto. Durante a travessia para Europa vi muitos nascer e por do sol de lá; sem falar na lua cheia que estava no período: mar, vento e lua cheia+ meu walkman: isso não tem preço. No Island Escape também temos um espaço~aberto no deck 06 na proa (frente) bem no estilo titanic, mas não tão legal; é junto com as ancoras e cabos do navio.

FERNANDO DE NORONHA; ISLAND STAR DECK 07


Fernando de Noronha
fernando de noronha foi a última terra brasileira que "vi". Foi bem legal. Fiquei com mais água na boca para conhecer um dia. (13/06)

Fuso
Hoje em Portugal estamos 4 horas na frente do Brasil. Mas foi ruim durante a travessia. pois sempre que adiantavamos o relógio perdiamos uma hora de folga. O que nos fazia emendar os turnos de serviço.

Novas cabines
No Island Star minha cabine era uma ONU do navio: um romeno (sempre com a namorada, também romena), um indiano, um filipino e eu, mas a cabine era muito boa. Na noite que voltei para o Escape dormi numa cabine com 3 filipinos, mas mudei no dia seguinte e agora estou só com um jamaicano por enquanto, devem entrar mais duas pessoas para morar conosco.

Comida
No Island Star eu comia muito e no dry doc do Escape também comemos muito. devo ter engorgadado algo e estamos sem academia por causa da reforma.

Thiago
Aquele rapaz que passou teve a parada no escape esta bem e quer voltar, mas tem de terminar o tratamento.

WAITER
No meu crachá esta escrito: LUCIANO DOS SANTOS e na linha debaixo minha função: WAITER (garçom). dias desses a senhora olha leu meu crachá e disse: - não é mesmo WALTER?! ... uahahahhahahahaha, tive de engolir o riso a seco. uahahhhahahaha.

Aulas de idiomas
Sempre que posso estou tentando aprender novas palavras de outros idiomas. é muito divertido, aprender as pronuncias de russo, filipino e alguns dos vários idiomas falados na Índia.

Gírias de návio
Algumas palavras são de algum idioma, outras são inventadas, mas ninguém saber explicar a origem delas:
babaloo= estúpido, idiota; é muito usada mas na maioria das vezes como zoação.
capute= você está morto, ferrado; dizem que é um termo filipino.
pagulo/ar= enrrolar, não fazer nada, fugir do trabalho.
banana= bronca
break= intervalo no trabalho
off= folga

Chatos
No navio comprovei gente chata é igual em toda parte do mundo. Passageiro ou tripulante.

mtv
Quem me conhece sabe o quanto amo esse canal, tem gente q odeia esse meu gosto... mas adivinhem noo návio tem Mtv Austria... uahahahhahaha... tá tocando muito Sorry da Madonna, que também não sai do meu cd player.

Saudade
Aumenta cada vez mais, mas está tudo bem, já tive um ou dois momentos "xororô", mas não caio... tropeço, levanto e com licença eu vou à luta. A falta da família é grande, principalmente da minha sobrinha, queria pegar ela no colo. Saudades também de: arroz e feijão; pipoca e caipirinha (a minha)

recife
ah sei lá... deixa pra lá... nem sei se vale a pena.... vcs imaginam... mas eu queria tanto!!!

Recados
-lu vilela não esqueci seu pedido, estou tentando um contato na apolo que é uma das empresas recrutadoras da Island Cruises, mas me disseram que pela V ships é melhor... no próximo post detalhes técnicos da vida a bordo...
- Paulo o abacaxi é meu xodó sempre passo lá...
- Kelly e Cynthia na volta vamos reprisar nosso último encontro... separem o gelo
- Lu Salmi saudades da galera, em Lisboa estão com a montagem brasileira da Ópera do Malandro.

Está liberado
Liberei (com a ajuda do Paulo) os comentários pra todo mundo, não precisa mais se associar para comentar... deixem recados!!!

bjs, saudades e cada vez mais tenho certeza que amo vcs!!!

7 comments:

Anonymous said...

Que legal que esteja curtindo a viagem, mesmo sendo a trabalho.
Aproveite bastante. Adorei seu relato.

Bjos Luciana

Anonymous said...

Lindo saudades master de vc!!!
Aproveite mtooo!!
Estous empre passando por aki e pensando em vc!!

Beijokas

Anonymous said...

Lu, to muiiito feliz por voce.
É uma experiencia única e vc está aproveitando o que tem de bom, e isso é o mais legal de tudo.
A saudade tem jeito naum,tem que aguentar e olhar para frente, mantenha seus objetivos a vista naum perca o foco,vc vai passar por essa numa boa. Bom mesmo ése pintar um love neh, aí fica mais gostoso hehehehehehe. Se cuida muito e lembre que vc não está apenas sobre a águas (apesar do dry doc),mas nas mãos de
Deus! Fica com ele,bjos

Anonymous said...

****Lú***** Aproveite ao maximo esta viagem ,é uma pena que não fomos juntos ,mas estamos esperando para enbarcar ,como nosso etinerario é mediterranio constantemente estaremos na espanha ,é capaz que nos encontremos .espero que penses apenas em tirar proveito de tudo isso ,experiencia ,e boas amizades e é claro renovar o contrato* Amigo não fica titi voçe tera muiiito tempo quando estiver de ferias para agarrar a sua fofinha ,e no luxo que é melhor ainda. Depois me conte o que aconteceu com o thiago no navio .mil beijos e não deixe de se aventurar . jokebelly workatsea

Anonymous said...

Oi "Luc" hehe..meu nome é Flávia, já fui passageira do Escape..e segunda pela manhã dia 14/08 vou para uma entrevista em Santos para tentar entrar nessa loucura de vcs!! Eu quero muito trabalhar nesse navio, quando eu chegar aí eu conto o porquê! hehehehe. Aliás ler seus blog foi ótimo para ver que eu não sou a primeira doida que vai tentar trabalhar no Escape por um motivo diferente do dinheiro, ou conhecer novos lugares hehehehe.
Fica com Deus e força viu!!!
beijo
Flávia

p.s. se vc ler essa mensagem antes da minha entrevista..torça por mim!!!

Anonymous said...

ahh meu e-mail é advflavi@yahoo.com.br

Anonymous said...

Oi, voce escreveu sobre palavras que conheceu no navio, tem uma que eu conheço:
Kaputt: palavra da lingua Alemã que em portugues quer dizer, esgotado; rasgado; hiper cansado,etc.