Saturday, December 17, 2011

Ocean Dream, Fernando de Noronha e Duas Cartas de Embarque --- Ocean Dream, Fernando de Noronha and Two Embarking Letters

MV Ocean Dream




E ai galera blz?! Espero que sim...
What's up folks?! I hope you are OK...


Depois de longo período volto a escrever como tripulante de navio. Estou embarcado no Empress (ou Imperatriz como chamamos no Brasil). Antes de vir para esse navio passei 5 dias no Ocean Dream, ambos são navios da Pullmantur. Contarei sobre os primeiros dias e no próximo post conto sobre o "barquinho" atual.

After a long time I'm back writing as a ship's crewmember. I on board the Empress (or Imperatriz as we call it in Brazil). Before coming to this ship I spent 5 days at the Ocean Dream, both are Pullmantur vessels. I will tell you about the first days and on the next post I will let you know about the actual "boat".


Arriving in Fernando de Noronha


Em outra a principio maluca tentativa sai de Santos e fui pra Curitiba fazer mais uma entrevista na ISM/ Brasil. Fiz um bate e volta de ônibus que me deixou bem cansado. A entrevista foi bem legal e a única decepção foi que a vaga era de atendente de loja e não de assistente de gerente, como eu havia aplicado. Mas depois de tanto tempo esperando uma "vaga legal", resolvi que encararia essa.

In at first  moment another crazy trying I went from Santos to Curitiba for having another interview at ISM / Brazil. I did a "go and back" bus trip at the same day that left me pretty tired. The interview was pretty cool and the only disappointment was that the available position was for Gift Shop Attendant and not for Gift Shop Assistant Manager, as I had applied. But after such long time waiting for a "cool position", I decided to face this



Fernando de Noronha: A M A Z I N G ! ! !



Cheguei em Santos mega cansado e fui dormir. Quando acordei já havia resposta de minha aprovação e que eu deveria me preparar para embarcar em breve. No dia seguinte já tinha uma carta de autorização de exames médicos (a Pullmantur paga por isso) e a data de embarque, que seria em uma semana, no Ocean Dream. Eu deveria apenas providenciar a passagem pra Recife.

I arrived in Santos "super" tired and went to sleep. When I woke up I had my approval response saying that I should prepare myself to embark soon. On the next day I had a letter of authorization for medical examinations (Pullmantur pay for it) and the embarking date, that it would be in a week at Ocean Dream. I should just provide the flight ticket to Recife.



Ocean Dream Shop's Team



No inicio da semana do embarque a Royal Caribbean entrou em contato comigo, pois como a Pullmantur estava criando um numero de identificação para mim isso acusou no sistema da Royal (as duas companhias fazem parte de uma mesma empresa). Eu disse que gostaria muito de embarcar num dos navios da RCCL, mas que havia se passado mais de 7 meses e eu precisava de uma resposta concreta.

Earlier on the boarding week Royal Caribbean contacted me, because as Pullmantur was creating an identification number for me it accusedon  on the Royal's system (the two cruise line are part of the same company). I told them that I would like to embark in some the RCCL ships but it already had gone more than seven months waiting and at that point I needed a concrete answer.






Rodrigo



Seguindo vários conselhos e também o que eu achava certo dei andamento ao processo da Pullmantur, ja que a Royal continuava me mandando esperar algo concreto. No processo da Pullmantur os exames "demoraram" pra serem liberados e por um dia a passagem aérea teve acréscimo de mais de R$300. Bem os exames ficaram prontos e antes de confirmar a compra da passagem aérea contatei a Royal que ainda não tinha a resposta final pra minha vaga no departamento de excursões.

Following some advices and also what I thought it was right I continued the Pullmantur process since the Royal continued asking me to expect something concrete. In the process of Pullmantur the medical tests "took some time" to be released and in just one day the airfare increased over R$ 300 (around US$150). Well the exams were ready, and before confirming the purchase the ticket I contacted Royal Caribbean that had not yet the final answer to my job in the department of excursions.



Oscar, Francisco and Alex



Lógico que fui adiante com a Pullmantur e no começo da noite do dia antes de eu embarcar no Ocean Dream         chegou a minha carta de embarque no Explorer of the Seas no dia 30 de dezembro em New Jersey. Fiquei bem tentado a aceitar essa proposta que eu esperei tanto, mas o problema era o quanto isso iria me custar. Numa consulta rápida pela internet com menos de 1 mês pra data da passagem os preços eram de cerca de R$4 mil e possivelmente iriam aumentar até que eu tivesse a confirmação do meu visto americano (a Royal me deu uma carta para pedido de visto de emergência) mas mesmo assim isso levaria pelo menos de uma a duas semanas. Eu teria de pagar ainda pelos custos do visto, incluindo a ida até São Paulo e também pagar pelos meus exames médicos.

Of course that I followed ahead with the Pullmantur and on the early evening before the day I board the Ocean Dream I received my letter of embark on the Explorer of the Seas on December 30 in New Jersey. I was very tempted to accept this proposal that I waited for so long, but the problem was how much it would cost me. In a quick internet search one month early the date the prices were around R$ 4000 (around US$2000) and possibly it would increase until I had the confirmation of my American visa (Royal gave me a letter for emergency visa application) but anyway that would take at least one to two weeks. I would still have to pay for the cost of the visa, including a trip to Sao Paulo and also pay for my medical exams.



Fernando de Noronha, Brasil!



Depois de algum tempo em casa eu já não tinha muito dinheiro pra investir nisso e com um grande "nó no coração" tive de dizer não a Royal Caribbean. Afinal, era mais viável pra mim arcar com os custos da passagem até Recife do que com a ida pros Estados Unidos em plena véspera de Ano Novo. O roteiro do Ocean Dream me chamou atenção pelo simples fato de ter Fernando de Noronha como porto regular e os demais portos do Nordeste eram lugares que eu gosto bastante.

After some such time at home I did not have much money to invest in it and having a big "node in the heart" I had to say no to Royal Caribbean. After all, it was more feasible for me to pay for the Recife air ticket  than for a flight to United States near the New Year's Eve. I liked the Ocean Dream's itinerary for the simple fact of having Fernando de Noronha as a regular port and the other ports in the Brazilian  Northeast were places that I quite like.



Ocean Dream Crew Bar



O Ocean Dream é um barco pequeno e construído na década de 80, já pertenceu a Carnival e a Costa. O legal de lá era a animação de boa parte da tripulação e a proximidade causada por um navio pequeno. Outra particularidade da Pullmantur é a língua a bordo, pois a cia é Espanhola e vários dos tripulantes são latinos, portanto falamos espanhol o tempo todo, inclusive em alguns treinamentos.

The Ocean Dream is a small boat and she was built in the 80's, before it was owned by Carnival and Costa. The crew animation was very cool and also the proximity caused by a small ship. Another feature is the language on board Pullmantur because the CIA is Spanish and several of the crew members are Hispanic, so we speak Spanish all the time, including in some of the training.


+ Fernando de Noronha




No time da loja era 3 chinelos, 1 hondurenha, 1 colombiano, 2 brasileiros a gerente espanhola e um búlgaro com o espanhol bem afiado e já falando "um poquinho" de português. As lojas eram pequenas e o sistema de trabalho um pouco diferente embora eu ja conhecesse a maioria de tudo que vendemos por aqui. Nos primeiros dias eu sentia dor por todo o meu corpo principalmente nos pés e nas costas. Teve um dia que tive o forte desejo de largar as mesas com todos os produtos e ir pra minha cabine deitar de tanta dor que sentia. Posso dizer que mais de 10 dias depois de embarcar já estou quase 100% acostumado a estar novamente em pé por tantas horas e mantendo o bom humor com os passageiros.

At the store team we were 3 Chileans, one Honduran, one Colombian, two Brazilians and the Spanish manager and a Bulgarian speaking Spanish very very well and also "a little bit" of Portuguese. The shops were small and the working system a bit different but I already knew most of the products that we sell here. On the early days I had pain all over my body especially on my the feet and back. There was a day that I had the strong desire of leaving the tables with all the products and go to my cabin to lie down due so much pain I felt. I can say now that more than 10 days later I'm almost 100% on track again to be stand on my feet for many hours and keeping the good mood music to passengers.


Ocean Dream Sailling


O navio era simples mas adorava minha cabine no Ocean Dream, sem falar que meu companheiro de cabine era o Oscar, um colombiano super gente boa que lamentei bastante ter de deixar. Aliás minha transferência foi mega surreal, no dia seguinte ao meu embarque a supervisora de vendas dos navios da Pullmantur me disse que eu seria transferido para o Empress. Na hora fiquei indiferente afinal havia acabado de chegar e não tive tempo nem de conhecer o navio direito.

The ship was simple but I loved my cabin at the Ocean Dream, not to mention my cabin  mate Oscar, a Colombian super good people who I regretted having to leave. In fact my transfer was super surreal, on the day after my boarding the Pullmantur's sales supervisor told me I would be transferred to the Empress. At the time I was indifferent after all I had just arrived and had no time to meet the ship very well.


Arriving at...



No cruzeiro que embarquei várias mudanças e arrumações estavam sendo feitas nas lojas e isso significa trabalhar enquanto as lojas estão fechadas e não ter tempo de sair do navio. O Ocean Dream passa dois dias em Fernando de Noronha e resolvi que sairia por lá mesmo que me custasse descansar menos e assim foi. No primeiro dia sai por cerca de 4 horas e conheci as praias do Cachorro, praia do Meio e praia da Conceição: lindas e maravilhosas. No segundo dia por conta de uma festa brasileira no crew bar eu estava bem cansado (mesmo sem beber nada alcoólico na festa, só coca cola) e sai por mais algumas horas nas praias próximas ao porto. Infelizmente não pude ir nas praias mais distantes da ilha e ver os golfinhos, tartarugas e corais. Mas confesso que amei o lugar: é realmente lindo e com praias tão maravilhosas ou até melhor que muitas outras no Caribe.

During my first cruise there was many changes being made in the stores and that means working while the shops are closed and have no time to leave the ship. The Ocean Dream spends two days in Fernando de Noronha and I decided to go out even that it would cost me having less resting, so it happened. On the first day I went out for about 4 hours and visite the beache of the Dog, Middle Beach and Conception beach : it was beautiful and wonderful. On the second day because of a Brazilian party in the crew bar I was pretty tired (even without drinking any alcohol at the party, only coca cola) and I went for a few more hours on the beaches near to the port. Unfortunately I could not go farther on the island to see the dolphins, turtles and coral. But I confess that I loved the place: it's really beautiful, with wonderful beaches, some of it  better than many others in the Caribbean.



Ship's view...



A preservação em Fernando de Noronha é outra coisa legal, pois existem praias em que não é permitido a entrada e somente 500 pessoas podem visitar a ilha por dia. Mesmo tendo capacidade para mais de 1000 passageiros apenas quinhentos passageiros podiam estar a bordo por cruzeiro. Espero que isso seja mantido e que no futuro eu possa voltar por lá.

The enviromental preservation in Fernando de Noronha is another cool thing, because there are beaches where the entry is not permitted and only 500 people can visit the island per day. Even having a capacity for more than 1000 passengers the Ocean Dream could have only five hundred passengers on board  for that cruise. I hope this is maintained and that in the future I can get back there.




Fernando de Noronha



Devido ao pouco tempo livre e pelo curto período a bordo pouco tive de vida social, mas conversei com pessoas bem legais e notei uma incrível interação entre a tripulação.  A noite brasileira foi mega animada, mesmo num espaço bem pequeno pra um crew bar. Na véspera de eu ir embora também passei pelo bar e tomei alguns drinks com os outros rapazes que trabalhavam comigo na loja.

Due to the short free time and the little on board period I had little social life but I talked to some nice people and I noticed an amazing interaction between the crew. The Brazilian night was so cool, even with the very small space for a crew bar. The day before I leave I went to the bar again and also had a few drinks with the other guys who work on the store.


Fernado de Noronha: Praia do Cachorro (Dog's beach) ?!?!?!?!



Foi um período bem curto, mas foi o suficiente pra trazer boas lembranças do navio e de algumas pessoas de lá. No próximo post conto sobre o meu sofrido embarque no porto de Santos e dos meus primeiros dias aqui no Empress.

It was a very short period, but it was enough to bring good memories of the ship and from some people there. In the next post I will tell you about my nightmare of embarking at the port of Santos and my first days here at the Empress.



Beijos, lov u all.
Kisses, lov u all.


Muitas saudades de todos em casa: mãe, pai, Alê, Samara, Kiara. vizinhos e amigos.
Many miss for everyone at home: mother, father, Ale, Samara, Kiara. neighbors and friends.

5 comments:

Milena said...

Ai, deu uma saudadinha agora lendo teu blog :-)) morro de sdd da minha turma da loja, ainda bem q 3 deles vem passar o reveillon aqui comigo em Bombinhas. Gato, que tenha um ótimo Natal a bordo!!! Divirta-se e ótimas vendas!!!

juliana jane da silva said...

Oi Lú!! Adorei acompanhar através de sua narrativa,o seu retorno a vida a bordo. Não tem como ler e não bater a saudade dos tempos de crew. Só quem já foi um tripulante entende que apesar de sofrermos com algumas coisas...no final a aventura sempre vale a pena. E estar em Fernando de Noronha é uma oportunidade para poucos. Por isso aproveite o que puder dos lugares!! E caso, seu barquinho venha para o sul...me avise!! Bjão meu amigo!!

BARBARA said...

NOSSA VIDA SAO ESCOLHAS..UMAS NOSSAS, OUTRAS DOS OUTROS QUE ACABAM SOBRANDO PRA NOS.....APROVEITE ESSA TEMPORADA....E DEPOIS VAMO Q VAMO..E FORÇA NA PERUCAAA!!

Aline said...

Olá Luciano! Nossa, fiquei muito feliz em achar seu blog! Acabei de ser aprovada pela Pullmatur para o shop! Ainda não tenho data para embarcar e sei que vou receber orientações, mas estou com tantas dúvidas que resolvi pedir um help! Vamos lá: o uniforme é esse das fotos em todos os navios? é necessário (ou aconselhável) levar calças sociais e camisas a mais? quantos uniformes eles dão? e sapatos, quais podem ser usados pelas meninas (podem ter fivela?podem ser sem nenhum salto - tipo sapatilhas?)? como é mais ou menos a escala de trabalho - horários, funções?
Marinheira de primeira viagem é fogo! rsrs.. adoraria que você pudesse me ajudar com um post a respeito disso ou com um e-mail - se puder é claro! alinecarolina.cf@gmail.com
Agradeço desde já!
Abraços

Daniel Capella said...

Oi Luciano, tomei a liberdade de adicionar o seu blog a lateral do meu. Adorei ler seus comentários. Gostei mesmo, em geral eu não costumo prestar muita atenção em blogs de tripulantes, mas o seu realmente é muito bom. Eu já tinha lido uma vez, acredito que quando você ainda estava, ou acabara de desembarcar do SAGA Rose, mas nunca mais tinha acessado desde então. Parabéns pelo trabalho. Você é de Santos?